domingo, 6 de julho de 2014

A maldição do tigre - Colleen Houck (A saga do tigre, Livro 1)



Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem.

Veja o livro em: Skoob | Goodreads

A Maldição do tigre é o tipo de livro que atrai começando pela capa, em tons de azul metalizado e com uma diagramação muito bonita. A história de Kelsey não perde tempo com enrolação e já no começo do livro ela está frente a frente com o tigre, que dá “sinais” de sua humanidade.

Em um ritmo mediano, embora cativante, a aventura se desenvolve de maneira a deixar o leitor se levar pelas palavras confortavelmente. Não é o tipo de livro que você fica perdido sem saber o que está acontecendo por haver muita informação em um canto só. Kelsey conhece o tigre no circo onde trabalha temporariamente e recebe logo uma proposta para acompanha-lo de volta à Índia pelo Sr. Kadam, um senhor que trabalha para a família de Ren, o tigre, há mais de 300 anos.

Kelsey vai ter que encontrar as pistas deixadas pela deusa Durga, que também possui um tigre assim como ela, mas oito braços. A cultura da Índia, inclusive, é bem retratada na medida do possível. É visível que a autora procurou dar base à história com informações sobre a cultura do país. 

A partir daí os dois, acompanhados de perto pelo Sr. Kadam, se metem em florestas, cavernas, desertos, hotéis de beira de estrada e restaurantes finos entre uma missão e outra.  Em determinado momento me questionei sobre a participação de Kadam na narrativa, pensando que ele poderia estar à procura da quebra da maldição para benefício próprio de maneira negativa. Fiquei com a pulga atrás da orelha pensando que ele poderia ser mau até o fim do livro, quando não deu em nada e ele continuou sendo um dos personagens mais bacanas da história.

É um livro muito envolvente e tem seus pontos altos e baixos, como o romance que se desenvolve no meio da história. Por vezes, ele se arrasta e é um pouco repetitivo, tornando Kelsey um tanto quanto (muito) chata. Os detalhes chegam a ser muito bem descritos – um pouco desnecessário em certos momentos, mas isso não atrapalhou o andamento da leitura.

Kishan, príncipe irmão de Ren e também amaldiçoado na forma de um tigre negro também aparece e se envolve em determinado momento da história, criando um laço de “amizade” com Kelsey, mas sempre sob os olhos desconfiados do irmão. Ele é perspicaz, atrevido e bem confiante, contrastando um pouco com a personalidade de Ren.

Parabéns à autora pelo livro, quero começar a continuação em breve. Gostei muito da história e recomendo bastante para quem curte séries com tema de mitologia – nesse caso, hindu –, monstros, animais que falam, bruxaria, magia e um pouquinho de romance.

Título: A maldição do tigre
Coleção: A saga do tigre
ISBN: 9788580410266
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Ano: 2011


Avaliação: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário