sábado, 5 de julho de 2014

Revivente - Ken Grimwood

O que você faria se pudesse viver a mesma vida novamente?
Jeff Winston é um jornalista de rádio de 43 anos, que está preso em um casamento fracassado e um emprego sem futuro. Ao sentir uma forte dor no peito, morre instantaneamente. Momentos depois, acorda em 1963, em seu quarto da época de faculdade, com 18 anos novamente, e lembrando-se perfeitamente de tudo o que aconteceu. Sem entender o que está ocorrendo, a única coisa que sabe são os fatos de sua vida e do mundo que se repetirão, inclusive o dia de sua morte. As dúvidas invadem sua mente: o que fazer dessa “nova” vida? Cometer os mesmo erros ou fazer tudo diferente? Deixar que os grandes desastres da história aconteçam ou tentar interferir? Nesta surpreendente e premiada obra, que foi inclusive inspiração para o filme “Feitiço do tempo” (Groundhog Day), é uma aventura emocionante que desafia os limites do tempo.


Veja o livro em: Skoob | Goodreads

Comecei a ler o livro sem expectativas de uma grande história, pensando que fosse algo "mais ou mesmo" do tipo "De volta para o futuro", alguma coisa assim, só que no passado. Como visões de sua vida ou algo assim. Pelo contrário, Ken Grimwood constrói uma trama cheia de personagens - principais e coadjuvantes - que se destacam cada um por sua personalidade própria, o que dá mais vida ao livro. Dessa maneira, é fácil se envolver com os personagens e entender o que se passa na mente de cada um.
Cada vida revivida por Jeff tem um contexto diferente ou vai tomando um rumo diferente à medida que ele percebe as consequências das suas escolhas de acordo com a vida anterior. Entretanto, ele nunca pensa com dedicação naquilo que está acontecendo com ele, até que encontra Pamela e, a partir daí, a vida dos dois passa a estar ligada pelo mesmo acontecimento.

Em determinado momento a história "se perde" um pouco (pouco, mesmo) com elementos que não precisariam estar ali; nesse caso, a aparição de uma personagem em especial que tenta explicar o por quê dos replays acontecerem. Essa nova personagem serviu apenas deixar a teoria sumir assim como apareceu - do nada, para encher algumas páginas.

Apesar desse pequeno ponto, o livro termina muito bem e entrou para a lista dos memoráveis do primeiro semestre de 2014. Infelizmente não haverá uma continuação do mesmo autor, que morreu em 2003 - vale salientar - enquanto escrevia uma continuação para Revivente. Nunca havia lido nada da Gutenberg, mas andei dando uma olhada e, depois de Revivente, pretendo aumentar a lista.

Acho que o livro passa ao leitor a mensagem subliminar do cuidado que devemos ter com as nossas escolhas, ou de aproveitar bem a vida com decisões conscientes, uma vez que não temos outra chance. "Os dias, correm, somem, e com o tempo não vão voltar; só há uma chance pra viver" não é uma frase do livro, mas retrata bem tudo isso, mesmo que não tenha sido a intenção.

Título: Revivente
ISBN: 9.788582351291E12
Editora: Gutenberg
Páginas: 320
 Ano: 2014
Avaliação: 4/5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário