sábado, 5 de julho de 2014

Leviatã: A missão secreta - Scott Westerfeld (Leviatã, Livro 1)

 A Primeira Guerra Mundial está prestes a explodir. As potências europeias já começaram a corrida armamentista. Nesse mundo fantástico, mekanistas têm gigantescas e elaboradas máquinas a seu dispor, e darwinistas contam com bizarros animais. Aleksandar Ferdinand faz parte do lado mekanista da guerra. Deryn Sharp, por sua vez, tem orgulho de ser dawinista. Mas quando o Leviatã, uma enorme baleia-zepelim, pousa próximo de onde Alek está escondido, seus mundos se cruzam. É apenas o início de uma longa e perigosa aventura e de um laço que mudará a vida dos dois para sempre.

Veja o livro em: Skoob | Goodreads

Deryn é uma menina que, contrariando a mãe, ingressa no "serviço darwinista" como menino e passa a ser conhecido como Dylan, tendo que esconder o segredo durante a história. Alek é um príncipe e futuro arquiduque da Áustria-Hungria e perde os pais no começo da história. A partir daí, segue com homens de confiança, se escondendo até encontrar com os darwninistas em determinado momento da trama, para desenvolver a história.

Westerfeld merece todos os louros por ter criado essa história (se inspirando em alguns fatos históricos reais). Para quem leu a série "Feios" e leu "Leviatã", pode perceber certa semelhança na maneira simples de escrever mas, diferente da distopia, o steampunk de Leviatã é cheio de detalhes enriquecedores, além de um tema fantasioso que te prende até a última página.

 Ainda não tinha lido nada do gênero e, como primeira leitura, gostei muito do estilo. Sem romances que possam "atrapalhar" a história durante o desenrolar dos fatos, Leviatã é ação do começo ao final. Literalmente, do primeiro capítulo ao último. Achei estranho que não houvesse um romance no meio, e esperava que fosse acontecer em algum momento. Se vai acontecer ou não, só lendo para saber. 

Alek e Deryn não são as personagens que imaginei, principalmente porque há ilustrações no livro, que nos dão uma ideia da aparência dos personagens, e isso não é um ponto positivo na minha opinião. O interessante é imaginar os personagens e criar sua própria expectativa. Em contrapartida, as ilustrações mostram com muita qualidade em detalhes os elementos da narrativa, como o Leviatã em si, os andadores e os seres do passado/futuro da história.

Título: Leviatã: A missão secreta
Coleção: Trilogia Leviatã
ISBN: 9788501097583
Editora: Galera Record
Páginas: 368
Ano: 2012

Avaliação: 5/5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário