sexta-feira, 11 de julho de 2014

Hyperbole and a half - Allie Brosh

Este é um livro que eu escrevi. E, como eu o escrevi, tive que bolar algo para colocar na contracapa, para poder explicá-lo. Tentei criar um longo resumo em terceira pessoa dizendo como o livro é incrível e revelando um tom vagamente autoritário - parecendo até que não era eu quem tinha escrito -, mas logo percebi que não sou malandra o suficiente para inventar um texto convincente... Então decidi apenas fazer uma lista das coisas que você encontrará aqui:
Figuras
Palavras
Histórias sobre coisas que aconteceram comigo.
Histórias sobre coisas que aconteceram com outras pessoas por minha causa.
Oito bilhões de doláres.*
Histórias sobre cachorros.
O segredo da felicidade eterna.*

*Estas são mentira. Talvez eu tenha subestimado minha malandragem!

Veja este livro em: Skoob | Goodreads

Para quem ainda não conhece, Hyperbole and a half é um blog - muito engraçado - muito famoso nos Estados Unidos onde a autora conta histórias sempre de maneira muito divertida, com ilustrações mais engraçadas do que as próprias histórias, muitas vezes.

Para fazer jus ao blog, nada melhor do que um livro à altura. Lançado em português pela Editora Planeta, Hyperbole and a Half - Situações lamentáveis, caos e outras coisas que me aconteceram é um livro para ler e reler quantas vezes forem necessárias e um pouco mais, afinal, rir nunca é demais.

No livro, Allie Brosh conta um pouco da sua história de vida desde que era pequena, passando por várias fases e permeando casos cada vez mais hilários entre uma época e outra. Entre as histórias é possível até refletir um pouco sobre quando nós mesmos nos encontramos em diversas das situações. eu me identifiquei com muitas delas, inclusive. E achei ainda mais engraçado por isso.

Cada capítulo é uma história e elas são divididas por cores, como se fossem contos. Allie consegue prender a atenção do leitor desde a primeira página, com uma introdução de quando ela tinha seus cinco anos. O conteúdo dos capítulos foi escrito em alternância entre prosa, com a história em si e quadrinhos, retratando as partes mais engraçadas daquele trecho; um resumão cômico de tudo o que foi dito.

Tive a impressão que conforme o livro ia chegando ao fim, as histórias não eram mais tão cômicas como no começo. Não porque perca a graça de tantas piadas e coisas engraçadas, mas porque são menos divertidas, mesmo. Talvez as crianças em geral sejam mais desastradas, o que as deixa mais propícias a receberem risadas do leitor. Vai ver é isso.

Apesar desse contraponto, o livro não perde a sua essência e se mantém constante do início ao fim. Assim, tenho aqui o primeiro livro de comédia do ano, e vou esperar algum outro bater esse posto. Recomendo muito!

Título: Hyperbole and a Half - Situações lamentáveis, caos e outras coisas que me aconteceram
ISBN: 9788542203073
Editora: Planeta
Páginas: 224
Ano: 2014

Avaliação: 4/5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário