domingo, 6 de julho de 2014

A culpa é das estrelas - John Green

Pode ser que este texto contenha traços de spoiler, nada demais. 

Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter. Hazel Grace.

Veja este livro em: Skoob | Goodreads


A culpa é das estrelas conta a história de Hazel Grace que, aos 13 anos, descobriu o câncer e sobrevive/convive com ele desde então. Morando com as mães e os pais, Hazel tem 17 anos (acho que é isso mesmo) e faz parte de um grupo de apoio no Coração de Jesus, "literalmente".

É lá que ela conhece Augustus Waters, que teve câncer e devido à doença teve que amputar a perna, mas nem por isso deixou a irreverência de lado e discursa sobre suas expectativas para o futuro. O encontro entre os dois desperta alguma coisa dentro de cada um e a partir daí eles saem e trocam mensagens, viram confidentes.

"Um misto de melancolia, doçura, filosofia e diversão. Green nos mostra um amor verdadeiro... muito mais romântico que qualquer pôr do sol à beira da praia." (The New York Times)

Os dois sabem o risco que correm estando nessa relação, afinal nenhum quer perder o outro, mas têm certeza que devem lidar com a perda em breve, assim como os seus familiares. Eles vivem muitas coisas juntos, tendo a coparticipação de Isaac, amigo de Augustus, e que está prestes a perder a visão.

John Green escreve de maneira simples e tocante a história deles e, embora seja um livro muito bonito, não me faz ter vontade de ler até a sua lista de compras (trocadilho do livro). A essa altura do campeonato, muitos já devem saber que o livro tem um final triste, e é realmente o que acontece. De uma maneira realista, ele descreve a perda e como lidar com a ausência de alguém amado.


Recomendo a leitura para quem curtir romances, encher os olhos de lágrimas e derramá-las copiosamente a partir de mais ou menos metade do livro.

Título: A culpa é das estrelas
ISBN: 9788580572261
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2012

Avaliação: 4/5.

2 comentários:

  1. Sou suspeita para falar , pois este livro se tornou um dos meus favoritos. John Green é excelente na escrita de YA e A Culpa é das estrelas para mim é hoje uma de suas maiores obras. Um beijo,

    Ilmara
    Blog Conversa de Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver oportunidade vou ler outros dos livros dele para poder fazer jus aos comentários positivos da galera. :) As pessoas falam muito bem da escrita, mesmo... E eu concordei, com esse, simples e envolvente. Bjs

      Excluir